Facebook

Siga a Pró-Reitoria de Extensão no facebook

LABORATÓRIO DIDÁTICO DO INSTITUTO DE FÍSICA (LADIF)

 

Banner ladif - com foto    Banner ladif - sem foto

O Laboratório Didático do Instituto de Física (LADIF) foi criado em 1988, com o intuito de criar um acervo de vídeos e experimentos para auxiliar o ensino de física. O espaço conta atualmente com duas salas de exposições permanentes de experimentos interativos e um acervo de mais de 150 experimentos que podem ser montados sob demanda ou para exposições especiais. O espaço tem ainda uma sala escura para experimentos de ótica, uma oficina e um girau para o acervo. A página web do laboratório descreve o acervo e pode ser usada para marcar visitas ou sessões de vídeo: ladif.if.ufrj.br.
O LADIF recebe visitas de escolas de ensino médio e fundamental e do público geral interessado em ciências que visitam a exposição interativa, onde podem fazer os experimentos guiados por mediadores treinados para esse atendimento. A equipe do laboratório promove também oficinas para o público geral em espaços de ciência e feiras fora da UFRJ.

 

Endereço: Instituto de Física - UFRJ - CT Bloco A quarto andar, sala 418

 
Horário de funcionamento: 8h às 19h
Contato: tel: 3938-7188/7183
               email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
               site: ladif.if.ufrj.br
               facebook: https://www.facebook.com/ladifufrj/
               youtube: https://www.youtube.com/user/ladifufrj

As escolas podem agendar visitas pelo site/telefone/email de grupos de até 40 estudantes cada. A visita dura em torno de 2h (caso agendem uma oficina junto, pode durar 2:30h). 
Grupos de alunos e professores da UFRJ com mais de 10 pessoas devem agendar visita também. Para visitas individuais ou de grupos pequenos podem ser feitas no horário de funcionamento sem necessidade de agendamento. 
 

 

MUSEU DE QUÍMICA PROFESSOR ATHOS DA SILVEIRA RAMOS

O museu iniciou suas atividades no dia 13 de março de 2001, durante a 9ª Semana de Química do Instituto de Química da UFRJ. Ele tem por objetivo estimular a realização de pesquisas, projetos de curso, etc sobre a História e a Evolução da Química no nosso país, em particular no Rio de Janeiro, constituindo-se numa iniciativa pioneira no Brasil. O nome dado ao museu é uma homenagem a um dos fundadores do Instituto.

Sendo, por excelência, uma atividade cultural e de extensão, o museu da Química Professor Athos da Silveira Ramos se apresenta em exposições itinerantes em eventos e em locais onde um grande número de pessoas possa conhecer a trajetória da ciência química em nosso país.

 

Endereço:

Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da UFRJ

Centro de Tecnologia, Bloco A, sala A-517

Caixa Postal 68563.

21949-900 - Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro

Direção:

Prof. Júlio Carlos Afonso

Contato:

Telefone: (21) 2562-7555 e 2562-7862

Fax: (21)2562-7262

Para maiores informações, entre no site : http://www.iq.ufrj.br

 

 


 

 

MUSEU DA GEODIVERSIDADE

Em comemoração aos 50 anos do primeiro curso de geologia do Rio de Janeiro, a UFRJ inaugurou em 2008 o Museu da Geodiversidade, iniciativa que teve como principal meta divulgar e difundir a ciência, em especial a geologia, para a sociedade.

O museu apresenta um acervo de aproximadamente 20.000 minerais, rochas, solos e fósseis, além de fotografias, instrumentos de uso em geociências, mapas, documentos e livros raros. O museu busca também uma integração das geociências e do entendimento do por que, onde e como ocorrem os desastres naturais, tais como terremotos, furacões, vulcões, mudanças climáticas, retratando a história geológica da Terra.

Hoje, ele abriga a terceira maior coleção de fósseis no país, catalogada pelo sistema Paleo do Serviço Geológico do Brasil, de acervos disponíveis na internet.

 

 

Endereço:

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Instituto de Geociências – Departamento de Geologia
Av. Athos da Silveira Ramos 274
CEP 21941-916
Cidade Universitária – Ilha do Fundão
Rio de Janeiro – RJ

Direção:

Ismar de Souza Carvalho

Contato:

Telefone: (21) 2598-9464 e 2598-3093
Fax: (21) 2598-9465

Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para maiores informações, acesse a página: www.geologia.ufrj.br/museu

 


CASA DA CIÊNCIA – CENTRO CULTURAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UFRJ

Inaugurada em 1995, a Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ – vem se constituindo como um centro de popularização da ciência que explora as diversas áreas do conhecimento  através de linguagens variadas – teatro, exposições, música, oficinas, cursos, palestras, seminários e audiovisual.

O grande desafio tem sido motivar o público a fazer suas próprias descobertas a partir de atividades que o convidem a buscar respostas e provoquem sua curiosidade.

 

Endereço:
Rua Lauro Muller, 3, Botafogo
Rio de Janeiro RJ CEP 22290-190

Direção:

Isabel Cristina Alencar de Azevedo

Contato;
Telefone: (21) 2542-7494
Correio eletrônico:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para maiores informações, entre no site: www.casadaciencia.ufrj.br

 


FORUM DE CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ

O Fórum de Ciência e Cultura é um dos espaços mais significativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A proposta do Forum é integrar o ensino, pesquisa e extensão e, nesse sentido, no esforço de compartilhar o conhecimento, busca criar uma rede de troca entre a academia e a sociedade a partir de áreas da ciência, das artes, da política, das tradições.

A instituição traduz o conceito contemporâneo de cultura como sistema simbólico que dá significado às relações humanas e à diversidade. Promove, nos salões, conferências sobre temas variados, concertos, recitais de poesia, performances, peças, danças e as mais diversas formas de expressão científica, artística e cultural.

 

Endereço

Palácio Universitário, Av. Pasteur, 250 – Praia Vermelha
Rio de Janeiro RJ CEP 22290-902

Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)
Av. Rui Barbosa,762 - CEP 22250-020 - Flamengo - RJ

Coordenação:

Carlos Bernardo Vainer

Contato:

Palácio - 2295-3249
CBAE - 2551-1195

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para maiores informações, entre no site oficial: www.forum.ufrj.br

 


MUSEU NACIONAL

Em 1818, D. João VI criou no Rio de Janeiro, o Museu Real. Inicialmente sediado no Campo de Sant’ana, o museu foi transferido em 1882, após a Proclamação da República, para a antiga residência da Família Real, o Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista, onde se encontra até hoje. Em 1922, passou a se chamar Museu Nacional.
É uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, que
abriga a exposição de um dos maiores acervos das Américas de animais empalhados, minerais, coleções de insetos, utensílios indígenas, múmias egípcias e sul-americanas, meteoritos, fósseis e achados arqueológicos.

 

Endereço:

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão CEP 20940-040
Rio de Janeiro, RJ.

Direção:

Cláudia Rodrigues Ferreira de Carvalho

Contato:

Telefone: (21) 2562-6900

Correio eletrônico: http://www.museunacional.ufrj.br

Para maiores informações, entre no site oficial do museu: www.museunacional.ufrj.br

 


OBSERVATÓRIO DO VALONGO

O Observatório do Valongo (OV/UFRJ) descende do antigo Observatorio Astronomico da Escola Polytechnica, fundado em 1881 pelo Dr. Manuel Pereira Reis, ao lado do Convento de Santo Antônio, no Morro de Santo Antônio. É o segundo observatório astronômico mais antigo do Brasil e o terceiro mais antigo da América Latina. Em 1924, ele foi transferido para sua atual localização, no morro da Conceição. Por meio século, foi a a única instituição brasileira a oferecer curso de graduação em Astronomia. Seu museu foi formado entre os anos 1999-2007, e contém equipamentos ligados à pesquisa e ensino da Astronomia que datam desde fins do século XIX.

 

Endereço:

Ladeira do Pedro Antônio, 43, Centro - CEP: 20080-090
Rio de Janeiro – RJ.

Direção:

Helio Jaques Rocha-Pinto

Contato:

Telefone: (21) 2263-0685

Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para adquirir maiores informações , entre no site oficial do observatório: www.ov.ufrj.br

 

 


MUSEU DA ESCOLA POLITÉCNICA

 

Inaugurado em 1977, o Museu da Escola Politécnica da UFRJ conta com um acervo de mais de 600 itens que revelam a história da mais antiga escola de engenharia do País e seu desenvolvimento científico e tecnológico.

São documentos, fotografias, telas, mobiliário e instrumentos dos laboratórios remanescentes da época das antigas instituições de ensino de engenharia como a Academia Real Militar, a Escola Central, a Escola Polytechnica, a Escola Nacional de Engenharia e a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, criada em 1792, berço do ensino de engenharia civil e militar no País.

O Museu da Escola Politécnica da UFRJ mantém constante intercâmbio com outras instituições a fim de promover exposições, eventos e pesquisas.

 

Endereço:
Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar

Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP: 21941-909

Direção:

Heloi José Fernandes Moreira

Contato:

Telefone: (21) 2562-7723

Para maiores informações, acesse o site do museu: www.poli.ufrj.br/politecnica_museu.php

 


ESPAÇO COPPE MIGUEL DE SIMONI – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

 

As atividades que deram origem ao Espaço COPPE Miguel de Simoni começaram em 1996, quando foi estabelecido o Museu de Tecnologia da COPPE, com caráter de projeto experimental.

O Espaço COPPE Miguel de Simoni Tecnologia e Desenvolvimento Humano é um centro de difusão científica vinculado ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se de uma atividade de extensão, dirigida a professores e alunos do último segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, da região metropolitana do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é utilizar experimentos e outras mídias educativas para auxiliar de maneira não-formal o ensino de ciências ministrado em instituições de Ensino Básico.

 

Endereço:
Av. Brigadeiro Trompowsky, s/n, CT, Bloco 1, s 238
Cidade Universitária Ilha do Fundão
Rio de Janeiro RJ CEP 21945-970

Direção:

Roberto Bartholo

Contato:
Tel. (21) 2562-8230
Fax (21) 2562-8296
Para maiores informações, acesse o endereço eletrônico do espaço:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


MUSEU D. JOÃO VI

O Museu da Escola de Belas Artes D. João VI da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criado em 1979 com a finalidade de preservar a memória do ensino artístico oficial e de fomentar o estudo e a pesquisa da História da Arte Brasileira.

Ele vem responder à necessidade da criação de um espaço institucional de preservação do patrimônio e memória do ensino de arte, reunindo a produção da Academia Imperial de Belas Artes, da Escola Nacional de Belas Artes e parte da história recente da Escola de Belas Artes.

Suas coleções reúnem a evolução e a produção artística dos séculos XIX e XX no Brasil e, em especial, no Rio de Janeiro, e reúne produções das escolas européias (Itália, França, Países-Baixos, Espanha e Portugal) datadas a partir do século XVI.

 

Endereço:

Av. Ipê, 550 - 7º andar
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP 21941-590 – Rio de Janeiro, RJ

Direção:

Carla da Costa Dias

Contato:
Telefone: (21) 2598-1997

endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para obter mais informações do museu, entre no site oficial: www.museu.eba.ufrj.br


ESPAÇO CIÊNCIA (NUPEM/UFRJ)

 

 

 

O Espaço Ciência foi inaugurado pelo Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM/UFRJ), no dia 23 de outubro de 2008, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O objetivo do Espaço é a divulgação da ciência para públicos não especializados e possui como principais atrativos uma réplica de golfinho (Pontoporia Blainvillei) em tamanho natural, e outra, bastante realista, de um tubarão anequim (Isurus Oxyrynchus) com 3,80m de comprimento, a maior réplica de tubarão atualmente em exibição no país.

A entrada é gratuita e aberta ao público em geral; estudantes de todos os níveis e crianças acompanhadas por professores ou responsáveis.

 

Endereço:

Av. São José do Barreto s/n (atrás do Centro de Convenções)
São José do Barreto, Macaé, RJ
CEP 27971-550

 

Responsável: Fábio Di Dário

 

Contato:

Telefones: (22) 2762-9313 - 2759-3431 - 2759-3420

 

site: www.nupem.biologia.ufrj.br

 

 

 

UFRJ | Graduação | Pós Graduação e Pesquisa | Planejamento, Desenvolvimento | Pessoal | Gestão e Governança | Prefeitura

 

Praça Jorge Machado Moreira, s/nº, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592

Tel.: (21) 3938-0625 / (21) 3938-9263 - E-mail: gabinetepr5@pr5.ufrj.br

UFRJ PR5 - Pró-Reitoria de Extensão
Desenvolvido por: TIC/UFRJ